Seguidores

domingo, 4 de dezembro de 2011

Herta Muller - A Terra das Ameixas verdes


De origem Alemã, Herta Muller nasceu em Nitchidorf na Roménia. Em 1987, na altura com 34 anos, saiu da Roménia pois a ditadura de Ceausescu proibiu-a de publicar no seu país, a partir dai, viveu sempre em Berlim. Após vários prémios internacionais foi galardoada em 2009 com mais importante prémio literário, o Nobel da Literatura.
“A Terra das Ameixas Verdes” pode ser interpretado como um livro político, pois as personagens personificam muitos dos Romenos que foram oprimidos pelo regime comunista, delas apenas o primeiro nome sabemos, do narrador nem isso, contudo, Muller não cria personagem heróicas, no inicio do romance Lola suicida-se pois não conseguiu resistir à perseguição que foi submetida, a narradora encontra em Georg, Edgar e kurt amigos na resistência contra as atrocidades que ambos vão passando. Ao longo do livro, a escritora vai descrevendo o sofrimento passado pelos jovens, como por exemplo, ver as suas correspondências serem interceptadas pela polícia, o racismo existente no país ou ainda serem submetidas a diversas formas de tortura e inclusivamente serem presos. Ambos alimentam a esperança de fuga, que por vezes é encontrada depois de atravessar o Danúbio, outras através de actos como o que Lola cometeu.
Um livro de palavras difíceis e duras, em que a frontalidade de Hertha Muller transforma este livro num grito de todos os desapontados e oprimidos que pelo mundo fora vivem em regimes ditatoriais e são submetidos física e psicologicamente às piores atrocidades que um ser humano pode ser submetido.
Boa leitura…

Sem comentários:

Enviar um comentário