Seguidores

segunda-feira, 21 de maio de 2012

1Q84 Vol.1 - Haruki Murakami



Haruki Murakami é um dos escritores mais consensuais da atualidade. É raro o leitor, independentemente do seu gosto literário, – romance, policial, fantástico, etc. – que não goste dos seus livros. O seu nome tem sido apontado como um dos principais candidatos a receber o Prémio Nobel da Literatura.
“O ano de 1984, como eu o conhecia, já não existe. Estamos em 1Q84.”
Murakami é mestre em criar ambientes surreais. 1Q84 não é exceção. Mas é através desses cenários que aborda temas relacionados com a sociedade contemporânea. Quanto a mim, o autor nipónico é um dos escritores que melhor questiona o mundo atual.
O enredo é muito bem construído, mas o rumo da estória evolui de acordo com os temas que pretende questionar. Aomame é uma mulher com trinta anos, sem família, junta-se a uma velha senhora que é detentora de uma grande fortuna, a jovem faz justiça com as próprias mãos e mata vários homens que praticam atos violentos contra as mulheres. Tengo é um jovem professor e aspirante a escritor, a mando do seu editor reescreve A Crisálida de Ar, livro escrito por Fuka-Eri, conta a história do Povo Pequeno. O livro ganha um importante prémio para jovens escritores e Tengo tem de manter o segredo de que foi ele quem rescreveu a obra.
Neste enredo o autor questiona temas como a dislexia; a importância das amizades; o livre-arbítrio que cada um de nós tem; as vidas-duplas; as relações sexuais; a homossexualidade; a pedofilia; mas é sobretudo o fanatismo religioso, assim como a violência masculina sobre as mulheres que têm mais destaque neste livro.
Como qualquer livro de Murakami as referência musicais não poderiam faltar, a sinfonietta Janácêk tem particular destaque. As referências ao mundo consumista, nomeadamente através das marcar mundialmente conhecidas, (ex; Ray-Ban, Esso, Saab) está presente ao longo de todo o livro.
“ Um homem que tem prazer em violar raparigas pré-púberes, um guarda-costas homossexual bem constituído, pessoas que escolheram a morte em vez de uma transfusão de sangue, uma mulher que se suicida com comprimidos para dormir quando está grávida de seis meses, uma mulher que liquida homens problemáticos espetando-lhes uma agulha na parte de trás do pescoço, homens que odeiam as mulheres, mulheres que odeiam os homens”…um mundo com duas luas, o Povo Pequeno…transformam 1Q84 num excelente livro.
Boa leitura…

6 comentários:

  1. Sou de facto muito "inexperiente" nos livros de Murakami... o único que li foi Sputnik, meu amor e gostei bastante, foi de facto um livro que me deixou algo inquieto. Estive a ler a tua opinião, como aliás já tinha lido outras sobre este livro e de facto quase todas elas são muito semelhantes, este é um livro que sem dúvida irei ter em conta para uma próxima leitura.
    Obrigado por teres partilhado a tua opinião conosco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Também já li Sputnik, meu amor. Além de ter gostado, na minha opinião é um dos livros menos conseguidos de Murakami.
      1Q84 Volume 1 é uma excelente obra. Do Volume 2 espera mais, tem muita palha, mas não deixa de ser um bom livro.

      Eliminar
  2. Olá Tiago,
    Há já algum tempo que não "pego" em Murakami.
    Gostei da sua opinião. Acho que vou ler 1Q84.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,

      Aconselho que conheça o autor.
      Na verdade, nunca li um livro de Murakami que seja mau, mas também não considero que sejam obras de arte. (falo apenas do que li ;-) )
      Para mim o seu melhor trabalho é After Dark, Os Passageiros da Noite.

      Eliminar
  3. Também fique rendido...
    Ao desfolhar as páginas de "1Q84" viajei até Tóquio, aprendi inúmeras coisas relacionadas com a cultura nipónica, deparei-me com uma realidade que, em muitos aspectos, está presente, apesar de frequentemente dissimulada, nas sociedades actuais.
    Não são só Aomame e Tengo que nos suscitam interesse na obra. A construção do enredo em torno de personagens ainda mais enigmáticas, como a de Fuka-Eri, enriquecem sobremaneira a narrativa.
    LER MAIS SOBRE O 1.º VOLUME DE "1Q84" EM:
    http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2012/02/1q84.html

    DEPOIS DE DESCOBRIR MURAKAMI COM 1Q84, JÁ LI MAIS UNS QUANTOS...
    http://comovaiasaudinha.blogspot.pt/2012/03/vicios-saudaveis.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Ricardo,

    Sim este Volume 1 tem muita qualidade, mas o volume 2 já não é igual.
    Aqui a estória é muito engrada, está muito bem construída, mas o livro vale sobretudo por aquilo que questiona.
    O segundo volume é mais estória e menos conteúdo , além do tema da solidão estar em destaque pouco mais é acrescentado relativamente ao volume 1. Também achei que o autor repete muitas vezes a mesma coisa.
    Espero que o terceiro seja melhor e justifique o que foi escrito no segundo, por vezes há surpresas…

    ResponderEliminar