Seguidores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Evangelho Segundo Jesus Cristo - José Saramago

                No próximo dia 18 de Junho fará um ano que José Saramago nos deixou. Publicado em 1991, O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi o seu livro mais polémico. O livro era candidato a melhor romance europeu do ano quando, o governo de então, liderado por Cavaco Silva, decidiu censurar a participação da obra nessa distinção. Em virtude disso, Saramago foi viver para a ilha espanhola de Lanzarote com a sua esposa Pilar del Rio. Não ganhou esse galardão, mas em 1998 tornou-se o único autor de língua portuguesa a vencer o Premio Nobel da Literatura, o mais importante prémio literário mundial.
                A figura central deste romance é Jesus, filho de José e de Maria. Jesus vive maritalmente com Maria de Magdala que antes de o conhecer era prostituta. São muitos os temas abordados ao longo do livro. É através de Jesus que ficamos a saber, por exemplo, que Deus tem pouco ou nenhum respeito pelas mulheres; ou que adora que em sua devoção lhe sacrifiquem animais vivos, mas só se estes não tiverem qualquer espécie de deficiências; em diálogo com Jesus, Deus revela que para ambos se tornarem famosos terão que existir muitas guerras, assim como as Cruzadas e a Inquisição, onde milhares de pessoas serão mortas, outras torturadas, outras ainda mutiladas (“quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitoria sobre os outros deuses, com quanto de sofrimento e de morte se pagarão as lutas que, em teu nome e no meu, os homens que em nós vão crer travarão uns contra os outros”). No fim do livro Jesus afirma, referindo-se a Deus: “Homens, perdoai-lhe, porque ele não sabe o que fez.”
                Este é um livro para ser lido tanto por crentes como por ateus porque como o autor afirma: “ Tudo quanto interessa a Deus, interessa ao Diabo.”
                Boa leitura…

5 comentários:

  1. Agradeço-lhe a visita que fizeste ao meu Blog. Quanto à indicação do "Memorial" de José, já o li, e digo-lhe que é uma das maiores obras de arte que a natureza humana já produziu. Assim como o Levantado, a Caverna, o Ensaio Sobre a Cegueira, as Intermitências... Aliás, atualmente Saramago está a escrever melhor do que nunca.

    ResponderEliminar
  2. Caro Benilson,

    Concordo consigo quando afirma que "atualmente Saramago está a escrever melhor do que nunca", pois as suas obras estão uns anos a frente do ano que realmente foram publicadas.
    Relativamente ao "Memorial", confesso que gostei de todos os livros que li até agora de Saramago( Caverna, Os Poemas Possíveis; As Intermitências da Morte; Memorial; Caim, O Evangelho, Discurso de Estocolmo; A viagem do Elefante; O Caderno; O Caderno II) mas quanto a mim o melhor é sem duvida aquele que contem a historia de Sete Sois e de Sete Luas, ou seja, O Memorial do Convento.

    ResponderEliminar
  3. Na realidade Saramago foi um grande escrito mas, quando escreveu este livro, o Evangelho segundo Jesus Cristo, foi um pesar ter ganho o prémio Nobel.

    ResponderEliminar
  4. Estou com esse livro pra ler, estou quase um ateu convicto... mais como diz nietzche na oração do Deus desconhecido, eu acho que pode existir um deus desconhecido, não tão ditador como o nosso ou como o da bíblia...

    ResponderEliminar
  5. Nossa, surpresa com essa indicação. Trata-se de um livro escrito com ódio no coração... talvez a pior obra de Saramago.

    ResponderEliminar