Seguidores

quinta-feira, 7 de março de 2013

Gabriel García Márques faz hoje 86 anos.



Gabriel García Márquez faz hoje 86 anos.
É pena já não escrever mais, todos nós perdemos muito com isso.
É um dos meus escritores favoritos.
Pablo Neruda disse um dia sobre Cem Anos de Solidão:
 “este é o melhor livro escrito em castelhano desde Quixote.”


Sugestões e citações de livros de Gabriel Garcia Marquez:
http://sugestaodeleitura.blogspot.pt/search/label/Gabriel%20Garc%C3%ADa%20M%C3%A1rquez

6 comentários:

  1. Tiago,
    não chegou a colocar resposta ao meu comentário no post do meu blogue, no qual tentei explicitar o meu ponto de vista de que houve um mal-entendido entre nós. Não tenho necessidade que me responda, nem lá nem aqui, apenas gostaria de ter a certeza que tinha lido as minhas palavras para que não fique com uma ideia errada acerca do que havia escrito ou da minha pessoa.

    Posto isto... Parabéns ao GGM.

    Como está mais do que sabido entre nós não apreciei o CAdS mas não tenho preconceito contra o autor. Nunca li outra obra e vários colegas leitores e bloggers me aconselham outros títulos que talvez um dia venha a ler.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Peço desculpa pelo tempo que demorei a responder. Nem sempre conseguimos ser tão rápidos quanto desejamos.
      Acho que todos ficamos a ganhar com a troca de opiniões. Muitas vezes, é através dos olhos de outras pessoas que nós apercebemos das maravilhas/tragédias das coisas.
      Sobre Lídia Jorge quero voltar a ler outro livro dela. Não consegui entrar no estilo da escritora, mas no fundo gostei do que li. É um pouco estranho, mas foi o que se passou. Relativamente a Mia Couto, talvez volte um dia, daqui a muitos anos.

      Eliminar
    2. Tiago,
      se não vir nenhum inconveniente gostaria que nos tratássemos por "tu". Afinal de contas conto que troquemos opiniões com assiduidade e não vejo, da minha parte, motivo para o formalismo. :)

      Não precisas desculpar-te. A vida acaba sempre por tomar conta do nosso tempo como muito bem entende não se importando muito com a nossa opinião. Só insisti porque me tinha parecido que tinhas ficado aborrecido com as minhas palavras e eu procurava elucidá-las com afinco.
      De Lídia Jorge li parte de Combateremos a Sombra. Não me consegui habituar ao registo da autora e como essa leitura aconteceu numa altura em que tinha uma pilha de livros que desejava mesmo ler, acabei por colocá-lo de parte e nunca o retomei.
      Com Mia Couto não consigo explicar de forma clara e lógica a minha "embirração". Li Jerusalém e não desgostei, Todavia também não me apaixonei. O estilo de Mia Couto é - com base apenas nessa obra - muito próprio e simplesmente ainda não chegou o momento de o revisitar.
      Não é que embirre com este dois autores, nota, mas há tantos livros que quero ler, nos quais tenho, pelo menos, a ilusão de gostar, que vou deixando para segundo plano os escritores que não me cativaram logo à primeira. (Por outro lado, quando gosto fico fiel e leio quase toda as suas bibliografias - posso dar-te os exemplos de Eça, Saramago, Zafón, Murakami, etc)
      Boas leituras.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Olá André,

      Eça, Saramago e Murakami são três autores que gosto muito.
      Sobre Murakami, gostei de todos os seus livros, achei-os muito bons, mas nenhum entra na minha lista dos melhores livros de sempre. Provavelmente,mais ano, menos ano ele vai ser Nobel.
      Sobre Zafón tenho ouvido maravilhas, mas ainda nada li.
      Continuação de boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Tiago! Concordo plenamente com Dom Pablo, Cem Anos de Solidão é um dos meus favoritos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      Neruda também é um grande escritor. Já li vários poemas dele e gostei bastante.
      O Carteiro de Pablo Neruda de Antonio Skármeta também é um livro muito engraçado.
      Continuação de boas leituras.

      Eliminar