Seguidores

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Endereço Desconhecido - Tiago Salazar

Existem muitos livros que são adaptados ao formato televisivo. Endereço Desconhecido de Tiago Salazar foi um programa exibido na RTP2 que posteriormente deu lugar a um livro. Ao longo das páginas somos convidados a conhecer os últimos países que aderiram à União Europeia, são eles: a Bulgária, Roménia, República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Lituânia, Letónia, Estónia, Polónia, Hungria, Chipre e Malta.
Tiago Salazar leva-nos aos sítios mais emblemáticos de cada país. De uma forma muito cosmopolita, somos convidados a conhecer os museus, os restaurantes, os hotéis, e os sítios históricos desses países.
A título de exemplo, na República Checa, somos convidados a conhecer a Ponte Carlos e o Castelo da mítica cidade de Praga, também descobrimos o sítio onde o grande escritor Franz Kafka viveu alguns anos. Em Bratislava, na Eslováquia ficamos a conhecer o restaurante Ufo onde “além da excelência do restaurante, da vista e do concílio entre os povos, o preço é excepcional.” Na Lituânia entrevista Arunas Matelis, “o maior documentarista da história lituana.” Nesse país mostra-nos também o Monte das Cruzes, “uma floresta de milhões de cruzes que se espalha a perder de vista para os montes e vales em redor.” Em Liepaja, na Letónia fala-nos de um espectacular resort, situado à beira mar, era um antigo posto militar. Na Estónia encontra o escritor português João Lopes Graça. Na Hungria leva-nos a visitar o Lago Balaton, “o maior lago doce da Europa.”
No entanto, não posso deixar de alertar que este é um livro extremamente elitista, muitos dos sítios visitados são demasiado caros (ex. resort, restaurantes, bares típicos, hotéis), além disso, a maioria das entrevistas que faz, e são muitas ao longo do livro, são banais, por exemplo, na Estónia entrevista um antigo ministro dos negócios estrangeiros e apenas faz-lhe duas perguntas. Já vi alguns dos programas televisivos, na minha opinião, não sendo o programa uma raridade, é bem melhor que o livro.
Todos estes países ainda são endereços desconhecidos para muitos portugueses, a leitura do livro é uma outra forma de viajar até esses países.

            Boa leitura…

Sem comentários:

Enviar um comentário