Seguidores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Philip Roth - A Humilhação


Aos 78 anos Philip Roth foi, sem surpresa, galardoado com o Man Booker International Prize, premio que distingue bianualmente um escritor de língua inglesa pelo conjunto da sua obra. Este prémio é a mais importante distinção literária para escritores que originalmente escrevem na língua de Shakespeare. “A Humilhação”, trigésimo livro do autor, é o seu mais recente trabalho.
“No passado, quando representava não pensava em nada. Aquilo que fazia bem fazia-o por instinto. Agora pensava em tudo, e aniquilava tudo o que era espontâneo e vital.” Simon Axler era um dos melhores actores do teatro América, só que de um dia para o outro as coisas deixaram de correr bem, Axler já não conseguia subir ao palco. Acaba por ir fazer tratamentos para um hospital psiquiátrico, a partir dai, são varias as histórias que o autor nos conta em que as personagens tem em comum o facto de terem sido humilhadas.
 “Os temas antigos da literatura dramática: incesto, traição, injustiça, crueldade, vingança, ciúme, rivalidade, desejo, perda, desonra e luto” são ainda hoje bastante actuais. É desses tipos de humilhação que Roth nos fala ao longo do livro.
Um homem que é abandonado pela sua esposa; uns pais que não aceitam que a filha tenha uma relação com um homem 20 anos mais velho; um homem que vê a sua companheira troca-lo por uma mulher; uma mãe que vê a filha ser violada pelo seu marido são exemplos das diversas formas que levam as personagens de Roth a sentirem-se humilhadas.
“O suicídio é um tema que os dramaturgos abordam com temor reverencial desde o século V a. C., fascinados pelos seres humanos que são capazes de gerar emoções que possam inspirar tão extraordinário acto.” Será que Axler resistirá à tentação do suicídio, e as outras personagens, como é que se vão recompor da humilhação de sentiram?
Boa Leitura…

3 comentários:

  1. Olá Tiago,
    Boa! Foi mais um do Philip Roth. Desta vez ficou "apanhado" pelo autor?
    Eu gostei muito deste romance. Mexeu comigo.
    A solidão é uma amarga aberração que só traz humilhação.
    Qual é o próximo, qual é?

    ResponderEliminar
  2. Teresa,

    Existem livros que precisamos de tempo para perceber a sua qualidade. Foi o que aconteceu comigo com a leitura deste livro de Roth.
    É sem duvida uma excelente obra, as depressões atingem cerca de 20% da nossa população, mas Roth vai mais longe e fala de muitos tipos de humilhação, o que torna o livro ainda mais abrangente.
    Já reparou, o que para uns é uma extrema humilhação, para outros é uma coisa tão vulgar como um fumador fumar um cigarro! Essa é na minha opinião uma das principais mensagens da obra.
    Confesso que assim que Roth editar um novo livro, vou comprar logo a primeira edição

    ResponderEliminar
  3. Adorei!:

    http://numadeletra.com/29061.html

    ResponderEliminar