Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alice Viera - O Livro da Avó Alice

Alice Vieira é um nome incontornável no panorama da literatura em Portugal. O seu trabalho distingue-se sobretudo na literatura infanto-juvenil. Entre vários prémios conquistados, destaca-se o Grande Prémio Gulbenkian, galardão que foi-lhe entregue em 1994 e que distingue o conjunto da sua obra. “O Livro da Avó Alice” é o seu mais recente trabalho.
Logo no início do livro a autora avisa: “Isto não é o manual da boa avó”, “não vou teorizar sobre coisa nenhuma, não sou psicóloga nem descobri a pólvora, nem sequer vou escrever um tratado sobre a arte de ser avó”. Então o que se pode esperar deste livro de Alice Viera? “Vou apenas abrir a porta da minha casa, e deixar entrar os leitores, e esperar que partilhem e se divirtam com as nossas brincadeiras”.
“É da tradição que as avós tenham todo o tempo do mundo para os netos” contudo os tempos mudaram e hoje em dia as avós “tal como as mães, trabalham fora de casa” algumas “até têm namorados”. É da actual geração de avós que Alice Vieira fala-nos. “Nas últimas décadas, tudo mudou. O mundo não é o mesmo. As crianças não são as mesmas. E nós também não”. Ao longo do livro, não deixa de criticar certos aspectos, como o facto de as crianças estarem a ser educadas por ecrãs (“ Há anos que as nossas crianças são educadas por ecrãs. E o vidro não cria empatia.”), também alerta para o excesso de actividade que as crianças têm (“E quando é que as crianças ouvem as moscas”). Mas, não entra em revivalismos, (“por isso, avós minhas amigas!, que nem vos passe um segundo sequer pela cabeça murmurar a frase, entre todos fatídica, ah no meu tempo”) e não deixa de frisar que os netos também ajudam as avós a adaptar-se aos tempos modernos ( E os nossos netos ensinam-nos também – e não é pouco! – a viver no seu tempo”).
Com uma escrita simples e bastante agradável, este é sem dúvida um livro para ser lido por avós, pais e netos.
Boa leitura…

6 comentários:

  1. É bom reviver estas leituras; de vez em quando também gosto de "revisitar" Alice Vieira. Mesmo indo para avô :)

    ResponderEliminar
  2. É um tipo de leitura diferente daquela que habitualmente faço e gosto.
    A boa disposição, a humildade, a sinceridade, aliada a um estilo de escrita bastante acessível, frontal mas ao mesmo tempo fraterno levo-me a gostar bastante da obra.

    ResponderEliminar
  3. Li o livro na altura em que saiu e concordo com a tua apreciação! :)

    Já agora, no próximo dia 26 vai ser apresentado um novo livro da escritora, que tanto quanto sei não é dedicado a um público infanto-juvenil e que se intitula "Os Profetas"! Espero comparecer a essa apresentação! :D

    ResponderEliminar
  4. Tiago,
    Que lindo!
    Agora é que vou mesmo comprar o livro.
    Esta avó agradece.

    ResponderEliminar
  5. Teté,

    Este foi o primeiro livro que li de Alice Viera.
    Já tinha lido partes de alguns livros infanto-juvenis e tinha gostado. Pela pequena amostra que li, parece-me ser daqueles livros para crianças que deviam ser de leitura obrigatória para os adultos.
    Não devo ir ler o livro que vai publicar em breve, mas quando tiver mais tempo quero ler um livro para crianças escrito pela escritora.

    ResponderEliminar
  6. Teresa,

    Recomendo vivamente que o faça.
    Como disse na sugestão, este é um livro para ser lido tanto por avós, pais e netos, mas é inquestionável que são as avós que se vão rever mais na leitura deste trabalho.

    ResponderEliminar