Seguidores

domingo, 21 de agosto de 2011

Ilha Teresa - Richard Zimler

            Há vinte e um anos a viver na cidade do Porto, Richard Zimler nasceu em 1956 em Roslyn Heigts, Nova Iorque. Actualmente lecciona Jornalismo na Universidade do Porto. Em 2002 obteve a nacionalidade portuguesa. Publicado em 2009, “Os Anagramas de Varsóvia” foi considerado pelo jornal Público um dos vinte melhores livros da década.
            Teresa é uma adolescente que vai viver para a América. Longe do seu país, demora algum tempo a aprender a dominar a língua inglesa. O seu pai morre pouco tempo depois de chegarem aos Estados Unidos. Tem uma relação bastante complicada com a mãe, que atraída pela sociedade de consumo torna-se bastante consumista e negligente. Pedro, o irmão mais novo, e Angel, um brasileiro de dezasseis anos, são os seus únicos amigos. Teresa vê-se assim “rodeada de água” vivendo na sua pequena ilha sentimental. (“Vamos lá a ver as coisas como elas são: ter quinze anos num país estrangeiro e não ter lado nenhum para onde fugir significa estar naufragada na nossa própria ilha deserta, a milhares de milhas de qualquer sítio onde pudéssemos estar.”). Teresa não consegue fazer novas amizades, na escola vê o seu amigo Angel ser descriminado por ser gay, o seu estado depressivo leva-a a consumir bastante vodka. Pensa em suicidar-se, mas Pedro antecipa-se a si. Enquanto o irmão melhora no hospital, Mickey, amigo do seu pai, revela-lhe o seu segredo: “ de um dia para o outro vi-me na casa pia”…”tinha nove anos quando aquilo começou”…”vendiam-me a homens fora do orfanato por uma noite de cada vez”.
            A revelação que Mickey faz, transforma completamente esta obra e dá-lhe um outro sentido, pois também aqueles adolescentes da Casa Pia viveram ou vivem numa “Ilha Teresa”
            Boa leitura…

4 comentários:

  1. Sugestão excelente. Brevemente colocarei o meu comentário no blogue mas, naturalmente, não antes de sair na Revista-Me.

    ResponderEliminar
  2. Um dos melhores escritores portugueses da actualidade. Vou ler este livro em breve.

    ResponderEliminar
  3. Danagata,

    Obrigada pelo seu comentário. O livro é bastante agradável de se ler.

    ResponderEliminar
  4. The fanatic reader,

    Apenas li dois livros de Richard Zimler, este e O Ultimo Cabalista de Lisboa. Considero que é um bom escritor, mas julgo que no panorama nacional existem escritores que estão um nível acima de Zimler. Na minha opinião escritores como Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe ou António Lobo Antunes são superiores a Zimler. Richard Zimler é um escritor de primeira divisão, mas quanto a mim não ocupa os lugares cimeiros.
    Relativamente a este livro é um bom livro, não uma obra-prima, mas um bom livro.

    ResponderEliminar