Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Penelope Lively - Álbum de Família

Penelope Lively tem vários romances premiados, foi três vezes nomeada para o Booker Prize, tento em 1987 conseguido conquistar o galardão com o romance Anel de Areia. Tem actualmente setenta e sete anos.
“ Há nove pessoas em Allersmead, nenhumas delas a mais de um metro ou dois de todas as outras, mas todas a milhas de distância nas suas cabeças, nos seus corações.” Nesta casa grande e velha vive uma enorme família. Para Alison, a mãe, a família está em primeiro lugar e por isso quantos mais forem melhor. O seu marido é um escritor que passa a vida no escritório. Ingrid é a empregada, e como Alison, afirma também faz parte da família. Allersmead parece ter todos os ingredientes para ser um família feliz e unida contudo, nem sempre as relações familiares são tão boas quanto muitos imaginam (“é numa família grande que aprendemos a fazer jogo sujo e a procurar ser o número um”), além disso, em Allersmead existe um segredo devastador, que todos sabem, mas minguem quer falar. Agora adultos, Sandra, Gina, Paul, Katie, Roger e a inconstante Clare regressam a casa e falam desse período da sua infância.
Contudo, Penelope Lively não aborda só o tema das relações familiares, entre outras coisas, fala do absurdo da guerra e critica duramente a actuação das Nações Unidas, fala-nos também do mundo da moda e como podemos ficar “estupidificados pelo glamour e pela importância do seu fascínio”. Vinte e três anos após ter vencido um dos mais importantes prémios literários do planeta, Lively da provas que ainda mantém muita qualidade nos seus trabalhos.
Boa leitura…

2 comentários:

  1. Olá Tiago,
    Fiquei curiosa e acho que vou comprar este livro.
    Iniciei um blog de leituras.Desta forma separei os livros do blog mais generalista.
    Espreite e dê-me a sua opinião.

    ResponderEliminar
  2. É um livro de leitura fácil e com uma história interessante e fez-me olhar para as famílias numerosas de uma outra forma.

    ResponderEliminar