Seguidores

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa

Fez 75 anos no passado dia 30 de Novembro que Fernando Pessoa nos deixou. Nasceu a 13 de Junho de 1888. É considerado um dos melhores escritores Portugueses de todos os tempos. Pessoa destaca-se sobretudo na poesia. Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro são alguns dos heterónimos que utilizava.
“ Tínhamos acabado de jantar. Defronte de mim o meu amigo, o banqueiro, grande comerciante e açambarcador notável, fumava como quem não pensa.” É desta forma que começa “O Banqueiro Anarquista”. Mas como pode um Banqueiro acreditar ser uma pessoa totalmente livre, vivendo sem ordens, não acreditando nem em sistemas nem em governos? Pessoa critica a sociedade e os sistemas inventados por esta que são para si ficções sociais (“a gente nasce homem ou mulher…não nasce, em boa justiça natural, nem para ser marido, nem para ser rico ou pobre, como também não nasce para ser católico ou protestante ou português ou inglês.”) Publicado há mais de oitenta anos, “O Banqueiro anarquista” antecipa a falta de valores que levaram à crise actual, (“ganhei muito dinheiro…não olhei a processos…empreguei tudo quanto há – o açambarcamento, o sofisma financeiro, a própria concorrência desleal”), antecipa a queda da União Soviética (“E você vera o que sai da revolução Russa… qualquer coisa que vai atrasar dezenas de anos a realização da sociedade livre…”), também assume-se como um não cristão (“Se eu fosse cristão”).
Esta é uma obra que nos faz pensar em que sociedade vivemos e sobretudo a sua justiça. A obra é, nesta altura, mais actual que há data da sua publicação.
Boa leitura…

6 comentários:

  1. Fiz a primeira incursão pelo seu blog.
    Parabéns!
    Já li alguns dos livros que comentou. Deixarei a minha opinião sobre eles.
    Obrigada pela divulgação da boa literatura.

    ResponderEliminar
  2. Estou feliz por saber que dentre os melhores livros que leste consta um que também tive o privilégio de ler, O Banqueiro Anarquista é em minha opinião uma grande obra e desde já recomendo a todos amantes de literatura!

    ResponderEliminar
  3. Elieser,

    É impressionante como Pessoa consegue ver logo o que são banqueiros, quanto em Portugal ainda poucas pessoas sabiam o que eram bancos (o banqueiro, grande comerciante e açambarcador notável).
    Este é sem dúvida uma obra muito há frente no seu tempo, não tenho dúvida que ajuda-nos a perceber melhor o mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Catarina,

    Grande e atual, até mais atual que a data da sua publicação. Os génios são assim.

    ResponderEliminar
  5. Tenho 13 anos,e estava procurando um livro,aí me recomendaram este site, resolvi verificar...achei uma lista de livros legais...mas me identifiquei muito com O Banqueiro Anarquista,irei tentar acha-lo para comprar...me deem boa sorte! ;)
    E parabéns pelo site...OBRIGADA!

    ResponderEliminar