Seguidores

domingo, 4 de novembro de 2012

O Teu Rosto Será o Último - João Ricardo Pedro


         

         João Ricardo Pedro nasceu em 1973 na Reboleira, Amadora. Licenciado em engenharia eletrotécnica, ficou em 2009 sem emprego após uma década a trabalhar numa empresa de telecomunicações. O ditado popular afirma: “a ocasião faz o ladrão”, neste caso o tempo disponível levou o autor a escrever “O Teu Rosto Será o Último”, romance de estreia que lhe valeu o Prémio Leya 2011, galardão que tem como recompensa o valor de 100.000€ e garante a venda de muitos livros.
                 “«Pai, quem é que foi o Salazar?» O pai respondeu sem hesitações: «Foi um defesa esquerdo do Belenenses.» (…) «Não, pai, o Salazar mau, aquele mesmo muita mau de que às vezes falam na televisão.» O pai pousou os óculos sobre o jornal, olhou o teto, olhou o filho e disse: «Foi o cabrão que matou o teu avô, o pai da tua mãe.»”
                O romance começa com a revolução de 1974 como pano de fundo. Ao longo das páginas, as histórias de avó, pai e neto vão sendo contadas em episódios aparentemente autónomos. Sempre com muita música pelo meio, somos levados ao tempo em que o doutor Augusto Mendes, após comprar uma casa numa aldeia, é recebido com muita alegria.
                “Quando chegaram as coisas para o consultório, a alegria das pessoas. Já temos médico. Já temos doutor. Faziam fila para me darem batatas e coelhos e queijos de cabra.”
                O entusiasmo com a passagem da volta a Portugal em bicicleta contrastava com os horrores da guerra colonial. António, filho do doutor Augusto, espelha o desespero e os traumas que a guerra deixou na nação. A madrinha de guerra de António acabou por ser sua esposa. Duarte, o pianista promissor, é filho de ambos.
                “Ele escrevia cartas. Cartas lindas. Talvez te seja difícil imaginar o teu pai a escrever cartas, muito menos cartas lindas, mas é verdade.”
                Sendo um livro que reflete a realidade popular das épocas retratadas, o futebol tinha que ser tema obrigatório. Outros temas também são abordados como a União Soviética, o incidente na praça de Tiananmen ou a pobreza vivida no tempo do Estado Novo.
                Com uma escrita simples e muito acessível, é sem dúvida um excelente trabalho para um romance de estreia.
                Boa leitura…

4 comentários:

  1. Também gostei deste livro! Bem como de "Leite Derramado", embora sejam muito diferentes... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teté,

      Sim, são livros bem diferentes. No meu caso gostei mais de Leite Derramado.
      O livro de Chico questiona mais os comportamentos humanos, enquanto O Teu Rosto Será o Último é uma história muito bem contada. Como ponto em comum têm a história dos seus países, nesse ponto, o livro de João Ricardo Pedro está uns furos acima pelo menos para mim que sou português ;-)

      Eliminar
  2. Estou com ele em mãos para iniciar a leitura, será meu segundo livro de Literatura Portuguesa, são interessantes meus aprendizados com o vocabulário e a estrutura sintática da língua materna, já que sou brasileira. Volto para contar o que achei!

    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de Portugal e o Brasil terem a mesma língua, na verdade existem diferenças enormes.
      Já li vários autores brasileiros e por vezes tenho que recorrer ao computador para perceber o que significa certas palavras.
      Não sei qual foi o outro livro que leu, este é um livro muito bem escrito, com uma história muito bem contada, não tem a profundidade de outros autores, mas este é um romance de estreia. De 1 a 10 dou 7.

      Eliminar