Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Invisível - Paul Auster


Foi como tradutor que Paul Auster iniciou a sua carreira, confessa que ganhava menos nessa altura que um vendedor de hambúrgueres, mas, foi através da experiência adquirida com esse trabalho que ganhou maturidade para posteriormente publicar as suas obras. É hoje um dos nomes mais consagrados da literatura norte-americana. Em 2006 foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias. A sua obra encontra-se traduzida em trinta línguas.
Três narradores contam a história que decorre entre 1967 e 2007 e se desenrola em Nova Iorque, Paris e uma Ilha das Caraíbas. O autor transporta-nos até á Primavera de 1967, um jovem que sonhava ser poeta chamado Adam Walker conhece Rudolf Born e a sua esposa Margot, Born é uma personagem enigmática, nas conversas que tem com Walker consegue comparar a conquista da América aos índios com o projecto que Hitler tinha para a Europa, defende Fidel Castro mas ataca o comunismo e ainda avisa Walker que os poetas passam fome. Walker é convidado a ir a casa de Born e aí desenrola-se um triângulo amoroso cujas consequências são irreversíveis. Mas, Walker também se revela numa pessoa misteriosa. Born será a pessoa visível e invisível de Walker ao longo de todo do livro.
Um homem assassinado depois de ter tentado assaltar duas pessoas, o professor que deixa a universidade onde está em menos de uma semana, um homem que pratica sexo com a sua irmã e um pessoa a tentar conquistar a filha de uma ex-mulher sua, fazem do décimo quinto romance de Paul Auster um livro intrigante.
Boa leitura…  

4 comentários:

  1. Até ao momento também foi o único livro que li do autor! Assim à partida não me pareceu tão genial como alguns afirmavam, mas hei de ler outro(s) até chegar a uma conclusão mais segura... :)

    ResponderEliminar
  2. sempre bom encontrar blogues com conteúdo interessante, especialmente sobre livros. e que engraçado ser sobre o mesmo livro que escrevi em tempos!

    ResponderEliminar
  3. Olá Teté,

    Também foi o meu primeiro livro de Paul Auster. O seu nome tem sido apontado, não como dos mais favoritos, mas apontado, como possível vencedor do Prémio Nobel. Gostei do livro, mas acho que é apenas uma história bem, contudo pretendo regressar ao autor para ver se o estilo se mantém ou se é sempre assim.

    ResponderEliminar