Seguidores

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Medina Carreira - O Fim da Ilusão

Actualmente com 80 anos, Medina Carreira é conhecido há vários anos por ser um crítico relativamente a caminho que o país seguiu. Chegou a ser apelidado de “profeta da desgraça”, ou de “Velho do Restelo”. O seu mais recente livro, além de uma análise sobre a actual situação económica e social, reúne os textos por si publicados desde 2001, que anteviam o actual cenário económico e social.
 “A situação é duríssima, e, doravante, só os tolos se deixaram enganar” segundo o antigo ministro das finanças, “chegou-se, assim, à beira da bancarrota, mais de um século depois da ultimo que conhecemos”. Para o autor, Portugal não tem apenas uma crise económica, também tem uma crise politica, pois "o sistema mostrou-se inapto para vencer as dificuldades”. Chega mesmo a afirmar que os actuais partidos “propiciam o aparecimento na cena politica de homens de segundo plano”. Bem ao seu estilo, sempre com frontalidade, falamos da actual situação na educação onde segundo este, faz-se “crer na possibilidade de aprender em poucos meses aquilo que só se pode aprender em alguns anos”.
            Na última crónica do seu livro, Medina Carreira deixa um aviso: “Sem resposta eficaz para o presente afundamento económico, a actual democracia mergulhará o nosso país numa confusão financeira e social, de efeitos dificilmente previsíveis, e acabará por ser substituída. Provavelmente, entre 2015 e 2020.” Por tudo isto, torna-se imperativo que o actual governo não falhe mais uma vez como aconteceu com os que o antecederam.
Boa leitura…

4 comentários:

  1. Olá Tiago,
    Este homem é um espanto!
    Sem papas na língua, com uma visão crítica apuradissima, com idade para usufruir dum merecido descanso, mas imparável na análise à actuação dos nossos políticos.
    Eu gosto de o ouvir, apesar de por vezes achar que ele "dispara em todas as direcções".
    Fazem falta mais homens como ele.

    ResponderEliminar
  2. Ofereci este livro ao meu pai, no seu aniversário. Só espero que ele não tenha ficado muito deprimido :S

    ResponderEliminar
  3. Teresa,

    Este é o terceiro livro que leio de Medina Carreira, o primeiro foi em 2008, quanto era apelidado de Velho do Restelo por muitos dos políticos e comentadores nacionais. Lembro-me de afirmar que era inevitável cortar no "social", o que infelizmente aconteceu. Muitas das medidas actualmente anunciadas já Medina Carreira tinha afirmado que eram inevitáveis á bastante tempo.
    Sou daqueles que acredita que a democracia não é um regime perfeito, mas é o melhor de todos os regimes que conhecemos. Confesso que partilho do mesmo receio do autor, que possamos mudar de regime político. Infelizmente a incompetência dos nossos actuais políticos, não me refiro só aqueles que estiveram no poder, a oposição também é responsável, levo-nos a actual situação. Do ponto de vista social o país está a ficar explosivo. Nesta altura o meu maior receio é que possam acontecer distúrbios sócias.

    ResponderEliminar
  4. Mauro,

    O livro não é animador, mas na minha opinião não estar informado ainda é pior.
    Deprimente é o memorando de entendimento com a troika que está disponível no site das finanças. Os próximos anos vão ser complicados.

    ResponderEliminar