Seguidores

sábado, 20 de novembro de 2010

Leite Derramado - Chico Buarque

Natural de umas das mais bonitas cidades do mundo, o Rio de Janeiro, Chico Buarque é músico, dramaturgo e escritor. Foi através da música que Chico saltou para as luzes da ribalta, o seu primeiro disco, editado em 1966, foi um enorme êxito. Em 1974 estreou-se no mundo da literatura com “Fazenda Modelo”, no entanto, só em 1994 é que publicou o seu primeiro romance intitulado “Estorvo”.
Em “Leite Derramado”, uma pessoa com bastante idade e de apelido Assumpção, está numa cama do hospital. Começa assim um monólogo que por vezes é dirigido a filha, outras vezes às enfermeiras e outras a quem o quiser ouvir. Nesses monólogos, que não estão organizados por ordem cronológica, Assumpção conta a história da sua família, recuando até “mil oitocentos e lá vai fumaça”, altura em que o seu avô era “um figurão do império”, também nos dá a conhecer o seu pai “ um republicano de primeira hora, íntimo de presidentes” fala-nos de si e da sua esposa, mas, também de Matilde, sua filha, que por, falta de dinheiro, até o jazigo dos Assumpção vendeu, ainda fala do neto que tanto gostava e que “um dia virou comunista”, contudo, ainda viveu tempo suficiente para conhecer o seu bisneto que viria a morrer todo nu dentro de um motel.
Tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos 200 anos, o autor mostra-nos não só a decadência dos Assumpção, como o diferente tratamento que receberam os diversos membros da família, por pertencerem a classes sociais diferentes. Este novo romance dá mais força às vozes que reclamam para Chico o Prémio Camões.
Boa leitura…

4 comentários:

  1. Este foi a sugestão que fiz na altura da sua publicação do romance. Recentemente foi acariciado com o premio Portugal Telecom de Literatura e também com o premio Jabuti. Para quando o Premio Camões pelas excelentes obras de Chico Buarque...

    ResponderEliminar
  2. Olá, Tiago!

    Obrigada pelo comentário em meu blog, independente da nossa opinião sobre o Chico ser diferente, o bacana é a conversa, essa saudável discussão que há em torno dos romances dele. Eu tentei não levar em consideração o aspectos de Chico ser um exímio músico, para não esperar demais do seu lado "escritor". Porém, minha sincera opinião: não consigo ver absolutamente nada de inovador, belo e digno de prêmios o romance Leite Derramado. É um bom livro, bem escrito, mas só. E, pelo que ando pesquisando (e logo, logo começarei a ler) há muitos romances melhores sendo escritos no Brasil. Então, eu realmente acredito que Leite Derramado está fazendo um grande sucesso por ser do famoso músico Chico Buarque.

    Até mais.

    ResponderEliminar
  3. É provavelmente a minha próxima leitura. Obrigada pela sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,

      É sem dúvida uma boa leitura. Confesso que de início tive dificuldades em ler a obra pois o brasileiro não é igual ao português, mas isso acaba por ser ainda mais enriquecedor, pois passamos a conhecer melhor a nossa língua.
      De Chico só não gostei de Benjamim.

      Eliminar