João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Em 2001 venceu o prémio Jovens Criadores na categoria de literatura e em 2009 foi galardoado com o Prémio Literário José Saramago com o romance “As Três Vidas”. “O Bom Inverno” é o seu quarto romance.
O narrador da história, um jovem escritor português frustrado e hipocondríaco, aceita ir a Budapeste dar uma conferência organizada para escritores europeus. Ao chegar conhece Vicenzo Gentile. Após várias tentativas frustradas, Gentile, convenceu-o a acompanha-lo até há Sabaudia, em Itália, a fim de conhecer Don Metzger, um famoso produtor de cinema que vive numa casa escondida no meio do bosque. Don é conhecido por gostar de reunir na sua casa convidados excêntricos e, também, por todos os anos fazer levantar balões de ar quente estranhamente vazios, construídos por Andrés Basco. D. Metzer não estava em casa quando chegaram, mas foram informados que estaria lá no outro dia de manhã. Após uma noite agitada, ao acordar recebem a notícia de que Don foi encontrado morto no seu próprio lago. Basco, ao saber da notícia, faz refém todos os que se encontravam em casa e avisa que só sairão quando o culpado pelo assassinato se confessar.
Um cadáver dentro de um balão de ar quente; onze pessoas, entre elas uma estrela de cinema e um realizador de filmes pornográficos, reunidas numa casa no meio do bosque e os seus passos a serem vigiados por um homem armado e disposto a matar quem infringisse as regas; pessoas assustadas, frágeis, egoístas que se acusam mutuamente, fazem deste romance um livro enigmático.
Boa Leitura…
Uma das próximas leituras a fazer... : ) Depois de ter lido "As 3 Vidas", fiquei a gostar muito da escrita de João Tordo.
ResponderEliminarConfesso que foi o único livro que li do autor. É uma escrita simples, de fácil leitura em que a historia vale por si e não por aquilo que questiona. Um livro para se ler apenas pelo prazer de ler.
ResponderEliminarOlá Tiago,
ResponderEliminarJoão Tordo tem o condão de me surpreender...pela positiva , claro! A minha opinião: http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com/2010/09/ai-joao-joao.html
Boas leituras!
Cara Cris,
ResponderEliminarQuanto a mim, "O Bom Inverno" é um livro que está muito bem escrito. Contudo, espera mais, é que a historia não questiona nada, não faz reconstituição história de nenhum período, além disso pouco entra nos campos da filosofia. Contudo, é de enaltecer a imaginação do autor. Foi um livro que li com alguma rapidez, talvez seja um livro escrito a pensar numa adaptação ao “grande ecrã”. Julgo, que resultara mais nesse formato, pois tanto a historia como o argumento são fantásticos para esse formato.
Do João Tordo só li As Três Vidas e adorei. Fiquei surpreendida pela forma como ele no mantém presos à história. Gostei mesmo muito. É, como bem referes, "Um livro para se ler apenas pelo prazer de ler".
ResponderEliminarCara N.Martins,
ResponderEliminarSim, João Tordo tem esse poder, de prender-nos á historia e isso acontece porque ela e muito bem contada.