Seguidores

sábado, 7 de janeiro de 2012

Sobre O Quarto de Jack


Quem sou eu para questionar um finalista do Man Booker Prize, mas O Quarto de Jack, derivado ás elevadas expetativas que tinha, foi a maior desilusão de 2011.

5 comentários:

  1. Oh, e eu que o tenho para ler :P
    Oxalá goste :)

    ResponderEliminar
  2. O livro não é assim tão mau (eu gostei) e se calhar o excesso de expectativa é que leva a com que se fique algo desiludido com certos aspectos do livro. Por vezes fazem descrições que nos levam a ter ideias erradas e vamos à fonte com demasiada sede. Mas cada um tem direito à sua opinião e por isso continuo a recomendar a leitura do livro.

    :-)

    ResponderEliminar
  3. Caro Fragmentos,

    Na minha opinião, em poucas páginas, Platão com a obra Alegoria da Caverna consegue dizer tudo o que está neste livro. Até a estrutura do desenvolvimento da história é igual à sequência que Platão deu, ou seja das sombras projectadas da parede - neste romance a televisão - até há luz do sol, para no fim concluir que estamos todos presos, acorrentados, tal como estava o prisioneiro na caverna imaginada por Platão.
    Para um finalista do Man Booker Prize espera mais. Olhando para a nossa literatura e vejo livros muito melhores, como por exemplo Comissão das Lágrimas de António Lobo Antunes.
    Não estou com isto a dizer que o livro é mau, foi uma grande dissolução pois esperava mais de um livro que foi nomeado para vários prémios. (verdade seja dita, também não ganho nenhum.)

    ResponderEliminar
  4. Paula,

    "A opinião que dei é apenas do leitor que sou"

    ResponderEliminar
  5. Tiago, compreendo e aprecio o teu comentário. Eu próprio também esperava mais do livro em certos aspectos ou em certos momentos. Há alturas em que pensamos que o livro se pode tornar algo mais e é como se lhe faltasse algum impulso para dar o salto necessário. De qualquer forma, e não querendo me repetir, acho que quem não o ler sem demasiadas expectativas ou não ligando a prémios literários, pode gostar e ter alguns bons momentos de leitura.

    ResponderEliminar