Seguidores

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Como Água para Chocolate - Laura Esquivel

            
             Laura Esquivel nasceu na Cidade do México a 30 de Setembro de 1950. “Como Água para Chocolate” é o seu maior sucesso. O livro foi adaptado ao cinema em 1992, conseguindo ser nomeado para o Óscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
             Pedro dirige-se a casa da Mamã Elena para pedir a mão em casamento de Tita de La Garza. Só que Tita é a filha mais nova e segundo uma tradição mexicana as filhas mais novas não se podem casar nem ter filhos, ("Sabes muito bem que por seres a mais nova das mulheres cabe-te a ti cuidares de mim até ao dia da minha morte"), Mamã Elena recusa de imediato a oferta, mas diz que Rosaura, a filha mais velha, já está na idade de se casar, e caso Pedro queira, concede-lhe a sua mão em casamento. Estranhamente Pedro aceita, mas apenas para um fim, estar mais próximo de Tita.(Então vais-te casar sem sentir amor? Não, papá, caso-me sentindo um imenso e imorredoiro amor por Tita.) Tita encontra na cozinha um refúgio para o seu caso, mas os seus cozinhados tem poderes especiais, muito especiais.
            Um bolo que faz toda a gente chorar; uma mulher que nunca teve filhos e que estranhamente tem leite nas mamas; uma mãe que após morrer, reaparece muitas vezes; uma mulher que estando grávida, estranhamente deixa de estar; e muitos cozinhados com poderes especial transformam este livro numa enorme fonte de prazer para quem o lê. 
            Com uma escrita bastante apelativa e fácil de ler, esta obra não é apenas uma história bem contada pois tem várias passagens em que se questiona as mais diversas coisas. O ponto de vista da história é-nos sempre dado da aldeia onde vive toda a família de Tita, também é utilizado o realismo mágico como estilo de escrita, nestes aspectos a comparação com Cem anos de Solidão parece evidente, no entanto, esta obra, sendo um bom livro, está longe da profundidade do livro de Márquez.
            Boa leitura…

7 comentários:

  1. Tiago que belissimo comentário. Já li este livro mas fiquei com vontade de o reler. Da mesma autora aconselho "Tão veloz como o desejo". É um pequenino livro (128 págs.) encantador.
    Concordo consigo quanto à comparação com a escrita de Garcia Marquez.

    ResponderEliminar
  2. "Como água para chocolate" foi o único livro que li da Laura Esquivel até agora. Lembro-me que gostei muito da forma como ela aborda a história, paralelamente com as receitas culinárias tipicamente mexicanas.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Um livro que deu-me bastante prazer em ler. A escrita da autora neste livro fez-me lembrar o da Joanne Harris "Chocolate".

    Li também da Laura Esquivel o livro "Malinche", embora não tenha gostado tanto.

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2011/04/malinche-laura-esquivel.html

    ResponderEliminar
  4. Tiago,
    Não sei se já reparou mas parei com o novo blog e inseri o poema no "rol de leituras".
    Não sei criar novas páginas mas por tentativas conseguirei chegar lá.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Teresa,

    Obrigada pelo seu comentário.
    Entre Laura Esquivel e Garcia Marquez eu prefiro o colombiano.

    ResponderEliminar
  6. Landa,

    Também foi o meu único livro de Esquivel.
    Na minha opinião a parte melhor do livro é a história das personagens e a forma como Esquivel mistura as receitas. Como aspecto negativo, acho que a parte histórica foi um pouco esquecida, quanto a mim podia ter sido mais explorada.
    Em resumo, é um livro que vale pelo prazer que a escrita da autora mexicana proporciona, mas, quando chegamos ao final do livro, pouco aprendemos com a obra.

    ResponderEliminar
  7. Miguel,

    Nunca li nada de Joanne Harris, vou ficar atento.

    ResponderEliminar