Seguidores

quinta-feira, 5 de março de 2009

Estrela Errante - J. M. G. Le Clézio


Jean-Marie Gustave Le Clézio é um autor Francês que até ao passado mês de Outubro não era conhecido pela maioria dos portugueses.
“Estrela Errante” foi publicado pela primeira vez no nosso país em 1994, ficando apenas pela primeira edição. Após ter sido conhecida a atribuição do Premio Nobel da Literatura de 2008 a Le Clézio o livro foi novamente publicado em Portugal.
Verão de 1943, em França uma jovem rapariga judia vê-se obrigada a fugir da perseguição das tropas lideradas por Hitler. Juntamente com a mãe e com outros Judeus, Ester parte pelas montanhas, iniciando assim uma fuga pela sobrevivência. Todos têm o mesmo sonho, chegar á terra que na Europa dizem ser a sua, chegar a “Eretz Israel”.
Terminada a guerra e depois de ter estado em vários lugares e passado bastantes sofrimentos, parte finalmente a bordo do “Sette Fratelli” para o jovem Estado de Israel.
Passado alguns dias, a jovem judia segue numa coluna de camiões para Jerusalém. Numa das paragens que fazem no caminho para descansar, Ester vê um grupo de palestinianos a caminhar. Desse grupo uma rapariga bastante jovem aproxima-se de Ester, “tirou do bolso do casaco um caderno em branco com capa de cartão preto … escreveu assim o seu nome em letras maiúsculas: NEJMA. Estendeu o caderno e o lápis a Ester para que ela escrevesse também o seu… por fim sem pronunciar qualquer palavra, voltou para o grupo de refugiados que se afastava.”
Ester e Nejma, a judia e a palestiniana, nunca mais deixaram de pensar uma na outra.
Um livro que retrata o absurdo da guerra e o sofrimento tanto de judeus como de palestinianos, povos que tem sido humilhados por causa da desumanidade de muitos líderes mundiais.
Boa leitura…

1 comentário:

  1. Não o considero um dos 10 melhores livros que li, mas está no Top 15. Uma excelente obra

    ResponderEliminar