Seguidores

quinta-feira, 5 de março de 2009

After Dark, Os passageiros da Noite - Haruki Murakami


Haruki Murakami é um escritor japonês, nasceu em Quioto no ano de 1949. Em Portugal já foram publicadas diversas obras que, em conjunto, venderam mais de 100.000 exemplares.
A história que o autor nipónico conta-nos ao longo do livro “After Dark Os Passageiros da Noite” tem a duração de uma noite, decorre entre as 23:55 e as 05:50. O enredo tem lugar em Tóquio. Murakami constrói um ambiente poético, sombrio na fronteira entre o real e o surreal.
Meri e Eri são irmãs, no entanto são bem diferentes. Eri é extremamente bonita, desde muito cedo já tinha convites de revistas para ser fotografada. Meri é estudante, não tão bonita como a irmã mais velha, além disso, têm personalidades diferentes.
Apesar de Meri não ter uma relação muito próxima com a irmã, está preocupada com o seu estado, pois Eri há cerca de dois meses que está a dormir no seu quarto, ambas não sabem que Eri está a ser observada por alguém. Meri, ao contrário da irmã não tem sono, para passar as horas, deixa-se mergulhar num ambiente diferente daquele que esta habituada a frequentar, ai encontra personagens insólitas: uma prostituta chinesa vitima de agressão, um músico que já conhecia, a gerente de um hotel do amor, um técnico informático psicopata e uma empregada de limpezas em fuga.
Para enriquecer ainda mais o trabalho, o autor aborda ao longo do livro temas contemporâneos como o malefício do tabaco, o problema da comida fast-food, a prostituição e a sua organização, a pena de morte ou os crimes económicos e políticos.
Uma obra que debruça-se sobre a sociedade actual, consumista, capitalista em que as relações humanas são muitas vezes esquecidas.
Boa leitura…

4 comentários:

  1. Só li "Sputnick meu amor" deste autor e fiquei admirador da sua escrita, tao invulgar. Quero ler "Kafka a beira-mar" proximamente. Não sei se ja leu?

    Gosto de historias que desenrolam-se em horas, como os livros do Dan Brown.

    Boas leituras

    e gostei bastante das suas opinioes.

    ResponderEliminar
  2. Miguel,

    Obrigado pelo seu comentário.
    Marakami é apontado como um dos nomes mais fortes a poder receber o Premio Nobel da Literatura nos próximos anos.
    Gostei bastante desta obra, a sua narrativa por vezes parece poesia, além disso fala-nos de um mundo bastante contemporâneo. Também gostei de Sputnick Meu Amor, mas confesso que espera mais na ponto final do livro. Relativamente a Kafka a beira-mar não posso dar a minha opinião, pois não o li.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço o autor, mas me pareceu muito interessante. Depois que li sua resenha já fiquei na dúvida por qual começar, se por este ou Kafka a beira-mar.
    Estou gostando muito do Memorial, estou lendo com muitíssima atenção, para poder entender e não perder nada. Os diálogos são diferentes, pois são contínuos a narração, sem a pontuação características, e as vezes releio para ter certeza de quem está falando.
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderEliminar
  4. Olá Gisela,

    Sim, Murakami é um grande escritor. O livro que mais gostei dele foi 1Q84, já tenho o segundo volume.
    Quanto a mim, a sua principal caraterística é nunca sabermos onde acaba a realidade e começa o fantástico.
    Espero que continue a gostar do Memorial. A história de “Sete-Sois Sete-Luas” é fantástica.

    ResponderEliminar