Seguidores

sábado, 10 de janeiro de 2009

O Novo Paradigma Para Os Mercados Financeiros - George Soros


O mais recente livro de George Soros, trata de um tema que está na ordem do dia, a crise dos mercados financeiros e as suas implicações.
Soros é conhecido pelas suas actividades enquanto especulador, chegando a ganhar 1 Bilião de dólares num único dia ao prever a desvalorização da libra, também é famoso pela sua actividade filantrópica, no entanto, ganhou ainda mais projecção internacional ao doar montantes elevados para tentar que o Presidente George W. Bush não fosse reeleito em 2004.
Apesar do grande sucesso como investidor, o autor de “O Novo Paradigna Para os Mercados Financeiros” quer ser lembrado como um grande filósofo.
O novo livro é um corolário das ideias que Soros vem reunindo há mais de uma década. Depois de se tornar bilionário escreveu vários livros batendo sempre na mesma tecla: a imperfeição dos mercados financeiros e a iminência de uma grande crise global.
Soros põe em causa os pressupostos da concorrência perfeita mas, ainda mais os do conhecimento perfeito “O paradigma actual, nomeadamente aquele que afirma que os mercados financeiros tendem para o equilíbrio, é tão falso como enganador.” O autor propõe assim um novo paradigma, a teoria da reflexividade.
O modelo que defende (teoria da reflexividade) baseia-se na relação entre o pensamento e a realidade “Eu analisei a relação entre pensamento e realidade introduzindo duas funções que conectam em direcções opostas.” Soros conclui “os equívocos e as interpretações erradas têm um papel essencial na moldagem do curso da história.”
Um livro fundamental para percebermos como chegámos há actual crise financeira.
Boa leitura…

Sem comentários:

Enviar um comentário