Seguidores

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chico Buarque em Leite Derramado


O teu mal faz-me tão bem...

"Chegando o dia, vestiu-se como achou que era bom-tom, com um vestido de cetim cor de laranja e um turbante de feltro mais alaranjado ainda. Eu já lhe havia sugerido que guardasse aquele luxo para o mês seguinte, na despedida do francês, quando poderia subir a bordo para um vinho da honra. Mas ela estava tão ansiosa que se aprontou antes de mim, ficou na porta me esperando em pé. Parecia empinada na ponta dos pés, com os sapatos de salto, e estava muito corada ou com rude demais. E quando vi sua mãe naquele estado, falei, você não vai. Por quê, ela perguntou com voz fina, e não lhe dei satisfação, peguei meu chapéu e saí. Nem parei para pensar de onde vinha a minha raiva repentina, só senti que era alaranjada a raiva cega que tive da alegria dela."

Excerto das páginas 16 e 17

Sugestões e citações sobre Leite Derramado de Chico Buarque:

6 comentários:

  1. Grande músico, compositor e escritor... mais um "ilustre rebelde" brasileiro. Personagem ímpar da nossa História. Boa leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      De Chico Buarque li este livro, Estorvo e Benjamim. Considero está obra uma grande obra; Estorvo um bom livro; sobre Benjamim...simplesmente não percebi a obra. Ainda bem que não comecei a leitura de Chico Buarque por Benjamim.

      Eliminar
  2. Olá Tiago
    Obrigada pela visita no meu blog e por comentar.
    Vinícius é uma paixão antiga, seus poemas mexem comigo e me encantam.
    Quanto a Gonçalo e Lobo Antunes, concordo com você, são dois dos grandes escritores portugueses da atualidade. Ainda preciso ler muito deles.
    Com relação a "Leite Derramado", do Chico, li com prazer, gostei do livro, embora não chegue a ser excepcional. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecilia,

      Só recentemente é que conheci a obra de Vinícius de Morais. Já tinha ouvido falar no nome, já tinha lido alguns poemas, mas não tinha a noção da dimensão e da qualidade da sua obra. Foi através de uma peça de teatro, "Uma Noite na Casa de Amália", que me apercebi do enorme talento de Vinícius.
      Sobre Lobo Antunes é um autor complicado, a sua escrita não é de fácil leitura, temos que estar com muita atenção, mas os textos são de uma riqueza impressionante.
      Gonçalo M. Tavares é o "falso fácil", pois a sua escrita parece de fácil leitura, mas interpreta-la é bem diferente. Se nada de mal acontecer, e se manter o mesmo ritmo da escrita com a mesma qualidade, quanto tiver 60 anos vai ser preciso muitas páginas para escrever todos os prémios literários que conquistou.
      Sobre Leite Derramado considero um dos melhores livros que li até hoje. Não gostei de Benjamim.

      Eliminar
  3. Depois de ter lido "Budapeste" deste autor, não fiquei com vontade de ler mais nenhuma obra dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,

      Não li Budapeste, por isso não posso comentar.
      De Chico gostei muito deste livro, achei Estorvo um bom livro, não gostei de Benjamim.

      Eliminar