Seguidores

sábado, 7 de abril de 2012

Um homem e duas mulheres - Doris Lessing



A 11 de Outubro de 2007, Doris Lessing chegava de táxi a casa após ter ido às compras, quando um jornalista da BBC a informa que ganhou o Prémio Nobel da Literatura desse ano, responde: "Ganhei todos os prémios existentes na Europa, todos sem exceção, por isso estou encantada por ganhá-los todos. É uma abada geral."
A leitura de trezentas páginas deu para concluir que não tem uma escrita muito acessível. Muita rico sim, cheia de pormenores, mas basta ler uma página com menos atenção para se perder o caminho para onde a autora nos quer levar.
Foi por isso positiva a minha iniciação nesta autora através de um livro de contos. É verdade que houve uns que adorei, também confesso que outros tive dificuldade em percebe-los.
“Não será exagerado dizer-se que nos círculos da nossa sociedade provar e experimentar as pessoas no amor é provavelmente a segunda atividade mais importante, sendo a primeira arranjar dinheiro:”
É este o tema mais abordado ao longo do livro, o comportamento do ser humano nas relações amorosas. A autora mostra o lado sombrio que por vezes existe nos casamentos. É sua opinião que a traição destrói sempre um casamento, mesmo que as pessoas o neguem; fala da solidão que certos casais vivem; das suas discussões e como podem ser traumáticas; também aborda o tema das depressões por causa dos desentendimentos conjugais, ao longo do livro é sempre o lado negativo dessas relações que nos é mostrado.
Lessing também aborda temas como o incesto, a pena de morte, a segunda guerra mundial, a pedofilia ou a Igreja.
“As pequenas coisas divertem as pequenas mentalidades.” Este é um livro, onde de uma forma dura e sem nunca esconder a realidade, se fala de “grandes coisas”.
Voltarei à autora, mas quanto isso acontecer terei de estar a ler apenas o seu livro.
Boa leitura…

2 comentários:

  1. Da autora li "O sonho mais doce" e a sensação com que fiquei é que esta autora requer uma atenção especial. Não considerei uma leitura difícil, mas os personagens eram tão diversos, que tinha de me concentrar para não perder o fio à meada.

    ResponderEliminar
  2. Olá tons,

    Mostrar o lado mau para o leitor poder tirar as suas conclusões é quanto a mim o estilo que a autora utiliza neste livro. Por isso a interpretação dos textos é sempre muito subjetiva, daí a dificuldade. Mas quanto a mim isso não é um defeito, é sim uma virtude de Doris Lessing.

    ResponderEliminar