Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

No Teu Deserto - Miguel Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares é um “homem da televisão” e por isso, é um dos escritores mais conhecidos em Portugal. Além de escritor, é actualmente um consagrado comentador televisivo. O seu trabalho no mundo da literatura não é só reconhecido em terras Lusitanas, também é aclamado, tanto pela crítica como pelo público em diversos países. O seu maior sucesso foi “Equador” obra recentemente adaptada ao pequeno ecrã e actualmente traduzida em doze línguas. O seu mais recente trabalho é “No teu Deserto”.
 “Parti com ela para o deserto por simples acaso, porque sobrava um lugar vazio no meu jipe e ela era amiga de uma amiga minha. Não a conhecia de lado nenhum.” Em Novembro de 1987, saíram da mítica Torre de Belém para uma viagem de 40 dias no deserto. Todavia, logo na primeira frase da obra, o autor revela que no fim Cláudia morre “sem aviso, sem razão, a benefício apenas da história que se quis contar” e é ao saber da morte de Cláudia, já no final do livro, que o autor declara o absurdo da vida, o absurdo que o fez partir com uma pessoa que não conhecia para aquela inesquecível viagem, o absurdo que o fez estar, depois daquela viagem, muitos anos sem ver Cláudia, ou o absurdo que o levou a saber da morte da sua amiga bastante tempo depois de esta falecer.
Ao longo do livro, por vezes, chegamos a julgar que estamos a ler um livro de viagens, outras, um romance, mas, nesta obra em que a influência de Albert Camus é bem visível, o autor prefere designá-la como “quase romance”. Uma historia real, em que o autor presta homenagem a uma amiga.
Boa leitura…

4 comentários:

  1. Costumo dizer que este livro é também um "quase poema" :)
    Gostei muito deste livro a par dos outros que já li do autor, o meu preferido é sem duvida "O Equador" de qualquer forma gosto da escrita de Miguel Sousa Tavares, mas gosto menos da pessoa :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi o meu primeiro livro de Miguel Sousa Tavares e adorei. Quando o comprei julgava que iria ler um livro com uma história bem contada. Enganei-me redondamente, o livro é muito mais do que isso, além disso, prova que não é preciso ser uma obra muito extenso para questionar muitos dos nossos comportamentos. Há autores que tem obras com mais de 500 páginas e estão bem longe de questionar o que MST questiona com “No Teu Deserto”.

    ResponderEliminar
  3. Do MST só li o Equador e, embora tenha adorado o livro, nunca mais senti grande vontade de ler os outros que entretanto foram editados... Não sei porquê. :/

    ResponderEliminar
  4. Cara N. Martins,

    Para ser sincero, devo ser uma das poucas pessoas que não gosto muito da forma como MST faz os seus comentários na televisão, mas relativamente ao livro adorei e irei ler outros livros do autor.

    ResponderEliminar