Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Caderneta de Cromos - Nuno Markl

Aos 39 anos, Nuno Markl é um dos humoristas mais consagrados de Portugal. Com o livro “O Homem que Mordeu o Cão” chegou aos tops de vendas. O seu mais recente trabalho, “Caderneta de Cromos”, foi um dos livros mais vendidos de sempre em pré-venda no nosso país, além disso, desde que foi publicado é presença assídua no top das principais livrarias nacionais.
As cadernetas de cromos foram uma das coisas muito em voga nos anos 70 e 80, nessa altura os cromos ainda eram colados com cola, pois ainda não tinham chegado ao nosso país os “cromos autocolantes” que mais tarde viriam revolucionar as colecções de cromos. Nuno Markl divide a sua caderneta de cromos em 5 categorias, os cromos de Comer, de Brincar, de Usar, de Ver e de Ouvir. Num total de 100 cromos, podemos encontrar na parte de Comer as Peta Zetas, ou os gelados que a Olá comercializava com o formato de dedo e pé, ou ainda os Granizados Fá que segundo o autor “tratava-se de um produto tão natural como uma embalagem Domplex”; na secção de brincar são cromos principais o mítico Sabichão, o Cubo Mágico ou os Berlindes; como cromos de Usar temos as botas Colibri e o Walkman; na parte de Ver, entre vários cromos, descobrimos a Revista Bravo, a Revista Gina e o Rambo; por último, da parte dos cromos de Ouvir o autor relembra-nos a Kim Wilde, Santantha Fox ou ainda o José Cid.
Nuno Marlk reaviva-nos a memória e fala-nos de muitos objectos, pessoas ou músicas que marcaram uma geração, algumas quase desaparecidas, outras não tão na moda como na altura, mas passados estes anos é curioso voltar a falar delas.
Boa leitura…

3 comentários:

  1. Confesso que acho mais divertido ouvir a rubrica na rádio do que ler o livro.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que a questão, para muita gente, é a seguinte: PORQUÊ SUSTENTAR A FRAUDE CHAMADA NUNO MARKL?

    Até quando temos de aturar este comediante medíocre, que copiava "estórias engraçadas" da net, e assim se tornou célebre na Rádio Comercial?

    Um palhaço vendido, um merdolas que se senta à mesa de quem lhe dá de comer. Raras vezes - sem o selo político - alguém tão medíocre e incapaz, ganhou tanto, em troca de tanta mediocridade.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia F Bastos,

    Respeito a sua opinião, mas não concordo. Gosto bastante de ouvir o Nuno Markl na rádio. O facto de não ter gostado tanto do livro como do programa, essencialmente, deve-se ao facto de no livro se perder a forma como a rubrica é lida e apresentada pelo autor. Quanto a mim, Markl é um excelente humorista.

    ResponderEliminar