Seguidores

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Livro de Alice Vieira para adultos recomendado a crianças de sete anos

O Plano Nacional de Leitura recomenda um livro de Alice Vieira escrito para adultos a crianças do segundo ano, que têm sete anos. A autora foi alertada pela directora de uma escola que visitou e ficou incrédula.
“Quando cheguei a casa, tarde, fui ver e realmente está indicado para leitura dos meninos do segundo ano, que têm sete anos. Este é um livro de poesia de amor, erótica, para adultos. Como é que se pode pôr isto aconselhado a sete anos?”, questiona.
No seu facebook, a autora também mostra a sua indignação, apelidando de "energúmenos" os que "escolhem os livros para o Plano Nacional de Leitura".
"Acabei de ver que o meu livro de poesia (poesia de amor, PARA ADULTOS!!!!) chamado 'O Que Dói às Aves' está aconselhado para...o segundo ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas essa gente leu alguma coisa do livro para lá do título? Será que pensam que são histórias de pintaínhos?????", questiona.
Alice Vieira espera agora que haja uma acção do comissário do Plano Nacional de Leitura.
“Acho que é o Fernando Pinto do Amaral, que me conhece muito bem, que conhece este livro e, portanto, penso que pelo menos ele irá mandar retirá-lo”, afirma.
A autora teme que, contudo, haja nas recomendações do PNL outros casos semelhantes.
Alice Vieira é conhecida pela sua literatura infanto-juvenil, mas também escreve para adultos.
Fonte: Radio Renascença
Sugestões de livros de Alice Viera:

9 comentários:

  1. Absurdos como este também acontecem aqui no Brasil só que ao contrário, por aqui andam perseguindo um dos maiores escritores de livros infanto juvenis da nossa história: Monteiro Lobato, dizem que sua obra é racista. Acredite se puder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      Não conheço a obra de Monteiro Lobato, por isso não posso emitir opinião.
      Por cá também tivemos um escritor que em protesto foi viver para outro país. O governo de então censurou a participação do seu livro no Prémio para Romance Europeu do Ano. Decorria então o ano de 1993, a obra era Evangelho Segundo Jesus Cristo e o escritor era aquele que mais tarde se tornou no único Prémio Nobel da Literatura Portuguesa, José Saramago.

      Eliminar
  2. Se nem Saramago escapou aos ataques de ignorância que Deus salve nosso Monteiro Lobato..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      Qual é que é o livro que me aconselha a ler de Monteiro Lobato? Aguardo resposta.

      Eliminar
  3. Olá! me perdoe a demora em responder... aconselho-te a ler Negrinha... é uma belíssima história.

    ResponderEliminar
  4. Negrinha é um conto. Ele escreveu muitos livros infanto-juvenis, uma série intitulada Sítio do Pica-pau Amarelo, que inclusive foi ao ar na TV por vários anos. Seu primeiro livro foi Urupês, uma coletânea de contos que foi um marco divisório da nossa Literatura, no qual voltou-se, corajosamente para o nosso Brasil, as coisas, os problemas e as dores do nosso povo. Espero que você goste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Deise,

      Não encontro o livro "Negrinha" de Monteiro Lobato à venda aqui em Portugal. Se poder sugira outro. Já ouvi falar no Sítio do Pica-pau amarelo, acho que quando era criança a serei passou em Portugal, mas para ser sincero não me lembro dela.

      Eliminar
  5. Posso te recomendar também Urupês e Cidades Mortas, mas se quiser me passar seu e-mail, eu posso escrever o conto Negrinha e envia-lo para você.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Deise,

      Era um grande favor que me fazia. O meu mail é tiago_franco_85@hotmail.com.
      Muito obrigada

      Eliminar