Seguidores

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A Queda dum Anjo - Camilo Castelo Branco



A 16 de Março de 1825, no Largo do Carmo em Lisboa, nascia Camilo Castelo Branco. Mais tarde tornara-se o primeiro escritor de língua portuguesa a viver exclusivamente dos seus escritos. Tinha 65 anos, quando a 1 de Junho de 1890 faleceu. Autor de uma vastíssima obra literária, “A Queda dum Anjo” é, para muitos, um dos seus melhores livros.
O herói do conto é Calisto Barbuda, morgado de Agra de Freimas, casado com a sua segunda prima D. Teodora de Figueiroa. Calisto é um homem extremamente simples. Consegue ser eleito deputado para o parlamento. Logo nos seus primeiros discursos ganha o respeito da plateia, são suas bandeiras o combate à corrupção e à luxúria, defende sempre a moral dos bons costumes antigos e ataca a liberdade dos modernos. Calisto é apontado como um político exemplar, só que após algum tempo em Lisboa dá-se “a quedo dum anjo”, o politico perfeito rende-se ao luxo da capital portuguesa, apaixona-se por uma jovem e mantém uma relação ilícita como D. Ifigénia com quem acaba por viver maritalmente e ter duas filhas. Em Angra de Freimas, a mulher do deputado após ser abandonada por este, junta-se com Lobo Gamboa, seu primo, estes acabam por ter um filho.
Camilo Castelo Branco critica a sociedade de então, contudo, se as personagens não tivessem tantos bigodes e a maneira de vestir fosse mais moderna, poderíamos pensar que esta era uma obra a criticar a sociedade atual. Temas como o adultério, a luxúria dos políticos e a corrupção são hoje tão modernos como foram à data da publicação desta obra.
Boa leitura…

6 comentários:

  1. O meu pai tem esse livro nas suas prateleiras mas, apesar de já ter ouvido falar do autor, acabei por nunca pegar nele por não saber do que se tratava. Parece bastante interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Landa,

      É sem dúvida uma boa leitura.
      Dou-te um conselho: é bom ter por perto um dicionário ou um pc. Algumas da palavras que o autor utiliza caíram em desuso.

      Eliminar
  2. Este livro eu não conhecia. Interessante. Do autor, li "Amor de Perdição", muito bom.

    E obrigada por visitar meu blog. Ah, Memorial do Convento está na minha lista de livros para ler. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecilia,

      Foi o único livro que li do Camilo Castelo Branco. Tenciono voltar ao autor.
      Relativamente ao Memorial do Convento foi, até ao momento, o melhor livro que li.

      Eliminar
  3. Olá Tiago,
    Que bom é ler opiniões sobre livros de autores portugueses.
    Vou começar a reler todos os livros que tenho cá por casa.
    Realmente é como diz, o tema não podia ser mais actual...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa,

      Este livro está atualíssimo. A dificuldade que senti ao lê-lo foi o português, é diferente do de agora. No que diz respeito à política ou mesmo aos aspetos sociais, não senti grandes diferenças da que vivemos.
      Também já acabei outro livro de outro grande autor português, A Aparição de Vergílio Ferreira. Além de ficar a conhecer melhor a época de então, tem bastantes reflexões filosóficas o que tornam o livro muito interessante.

      Eliminar