Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A Tia Julia e o Escrevedor - Mario Vargas Llosa

                Há vários anos apontado como um dos possíveis vencedores do Premio Nobel, Mario Vargas Llosa viu, no passado mês de Outubro, ser-lhe atribuído o mais importante premio literário do planeta, tornou-se aos 74 anos o primeiro peruano a ser distinguido com o Nobel da Literatura.
                “Varguitas” é um jovem que trabalhava na rádio e estudava direito, tinha o sonho de um dia ser escritor. Apaixona-se loucamente por uma mulher com o dobro da sua idade e que é sua tia. Contudo, vão ter toda uma sociedade a tentar impedir o casamento entre si. Ao mesmo tempo conhece na rádio Pedro Camacho, o escrevedor Boliviano mais afamado no Peru e que o vai inspirar como escritor. As novelas de Camacho batem todos os recordes de audiências. Um dia a sua memória começa a falhar, por isso troca as personagens de um folhetim para o outro, mas os donos da rádio, “os empresários progressistas”, vendo as audiências aumentarem ainda mais por esse motivo, não lhe dão descanso, o boliviano trabalha de dia e de noite para poder escrever as novelas. Até que um dia Camacho comete um “crime imperdoável”: num terramoto morrem todas as personagens dos seus folhetins.
                Este livro é uma profunda crítica aos empresários que gerem os mídia que apenas se preocupam com as audiências, mesmo que isso signifique má programação no ar. Também critica duramente uma sociedade que só se interessa pelas desgraças alheias. Além da troca de personagens dever-se ao cansaço de Camacho, Llosa dá-lhes um duplo sentido, pois hoje podemos ser uma das pessoas mais respeitadas do país, mas amanhã não sabemos o que somos.
                Boa leitura…

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Aproveitem a Vida - António Feio

       Após ter travado uma longa luta contra o cancro, António Feio deixo-nos a 29 de Julho de 2010, mas tal como Jorge Mourato afirma neste livro “as pessoas só morrem quando nos esquecemos delas” e são muitos aqueles que nunca o vão esquecer. Neste livro, António Feio fala-nos do seu percurso de vida, dos difíceis anos que passou até ser um consagrado actor e encenador, e revela-nos também a sua luta diária para tentar vencer o cancro, além disso, agradece o apoio que sentiu de muita gente.
       Natural de Lourenço Marques, actual Maputo, foi já em Portugal com a tenra idade de 11 anos que se estriou como actor no Teatro Experimental de Cascais. Mais tarde, no inicio da sua carreira e já pai de uma menina, revela-nos que “às vezes, para ganhar mais umas massas, trabalhava com o meu irmão num negócio dele. Tinha que acumular isso com o meu horário de trabalho que ia das 15h00 às 00h00.” Foi já na década de noventa, após ter representado com José Pedro Gomes a “Conversa da Treta” que o público passou a tê-lo como um dos actores de referencia a nível nacional, foi a partir daí que viu o esforço de uma vida ser recompensado. O livro fala-nos muito dos seus últimos anos de vida, sobretudo da fase após saber que tinha cancro, “ a grande lição que tiro desta doença é que andei a tratar mal o meu corpo. Estiquei-me! Isto no meu caso, é claro. Se voltasse atrás tratá-lo-ia melhor”.
      Apesar de saber que tinha uma doença em que a probabilidade de cura era baixa, nunca baixou os braços. Por isso, pelo seu percurso profissional, António feio é um exemplo a seguir.   
      Boa Leitura…