Seguidores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Senhor Eliot e as Conferências - Gonçalo M. Tavares

Aos quarenta anos, Gonçalo M. Tavares, já foi galardoado com vários prémios literários. Em terras lusas, conquistou, entre outros, o Prémio LER/Millennium bcp e o Prémio José Saramago. No Brasil venceu o Prémio PT, mas foi em França que o escritor venceu o prémio mais importante da sua carreira, o Prémio Médicis de 2010 (prémio para melhor livro estrangeiro publicado em França) com o romance “Aprender a Rezar na Era da Técnica”. José Saramago afirmou em 2009 que Gonçalo M. Tavares seria um dia Prémio Nobel da Literatura.
“O Senhor Eliot e as Conferencias” é o décimo livro que fala de um bairro inventado pelo escritor. Eliot é um novo habitante do bairro. Terá como missão dar sete conferências em que analisará sete versos e fará a interpretação dos mesmos. “ No fundo, a explicação deste verso, como qualquer outra, tem um objectivo: conseguir levar a clareza aos homens e às mulheres do mundo que sejam colocados diante do verso” e é dessa clareza que o autor faz as suas reflexões: “ numa cidade divertida um cego nunca saberia as horas exactas”; “ o leitor diria: este verso é absurdo; e o escritor diria: este leitor é imbecil”; “há uma clareza exigida ao verso, mas também se exige uma certa obscuridade.”
            As sete conferências de Eliot têm em comum não terem muita gente a assistir, além disso, começaram sempre depois da hora combinada e têm apenas um espectador atentíssimo, o senhor Swedenborg. O autor afirma “metade da perfeição não é metade da perfeição: é metade de um erro.” O Senhor Eliot e as Conferências é sem dúvida um livro perfeito.
            Boa Leitura…

3 comentários:

  1. Olá Tiago,
    Continua com as boas leituras.
    Fiquei com vontade de voltar ao Gonçalo M. Tavares. Este será a minha próxima aquisição. Depois lhe direi se fiquei fã do autor.

    ResponderEliminar
  2. Teresa,

    Na minha opinião este é um pequeno grande livro, valerá certamente a leitura.

    ResponderEliminar
  3. Neste mês, em comemoração à PÁSCOA, nas compras de livros com valor igual ou superior a 5€ o Alfarrábio Livrilusão oferece como prenda um tablete de chocolate para adoçar a sua leitura.

    Acesse: www.livrilusao.com



    Caro Amigo/Amig@,

    Livros existem para aventurarem-se de mão em mão, enchendo olhos e mentes, traspassando mundos vários, continentes distantes, até mesmo galáxias perdidas deste infinito Universo, sem respeitar nem mesmo as fronteiras do senhor Tempo.


    É com base neste espírito que Lisboa acaba de ganhar um novo Alfarrábio on-line. É o www.livrilusao.com, que vende livros usados e novos.

    No entanto, não queremos ser apenas um alfarrábio a mais. Para além de comprarmos, vendermos e trocarmos livros, buscamos também interagir com todos que queiram trocar ideias connosco sobre livros, artes em geral e tudo o mais relacionado com Cultura.



    Convidamos-te a visitar a nossa página e, se achar interssante, ajudar a divulgá-la, repassando esta mensagem para a sua lista de emails.

    Vamos dar continuidade à aventura dos livros!

    Obrigada,



    Giulia Pizzignacco,

    Livrilusão

    ResponderEliminar