Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Penelope Lively - Álbum de Família

Penelope Lively tem vários romances premiados, foi três vezes nomeada para o Booker Prize, tento em 1987 conseguido conquistar o galardão com o romance Anel de Areia. Tem actualmente setenta e sete anos.
“ Há nove pessoas em Allersmead, nenhumas delas a mais de um metro ou dois de todas as outras, mas todas a milhas de distância nas suas cabeças, nos seus corações.” Nesta casa grande e velha vive uma enorme família. Para Alison, a mãe, a família está em primeiro lugar e por isso quantos mais forem melhor. O seu marido é um escritor que passa a vida no escritório. Ingrid é a empregada, e como Alison, afirma também faz parte da família. Allersmead parece ter todos os ingredientes para ser um família feliz e unida contudo, nem sempre as relações familiares são tão boas quanto muitos imaginam (“é numa família grande que aprendemos a fazer jogo sujo e a procurar ser o número um”), além disso, em Allersmead existe um segredo devastador, que todos sabem, mas minguem quer falar. Agora adultos, Sandra, Gina, Paul, Katie, Roger e a inconstante Clare regressam a casa e falam desse período da sua infância.
Contudo, Penelope Lively não aborda só o tema das relações familiares, entre outras coisas, fala do absurdo da guerra e critica duramente a actuação das Nações Unidas, fala-nos também do mundo da moda e como podemos ficar “estupidificados pelo glamour e pela importância do seu fascínio”. Vinte e três anos após ter vencido um dos mais importantes prémios literários do planeta, Lively da provas que ainda mantém muita qualidade nos seus trabalhos.
Boa leitura…

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa

Fez 75 anos no passado dia 30 de Novembro que Fernando Pessoa nos deixou. Nasceu a 13 de Junho de 1888. É considerado um dos melhores escritores Portugueses de todos os tempos. Pessoa destaca-se sobretudo na poesia. Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro são alguns dos heterónimos que utilizava.
“ Tínhamos acabado de jantar. Defronte de mim o meu amigo, o banqueiro, grande comerciante e açambarcador notável, fumava como quem não pensa.” É desta forma que começa “O Banqueiro Anarquista”. Mas como pode um Banqueiro acreditar ser uma pessoa totalmente livre, vivendo sem ordens, não acreditando nem em sistemas nem em governos? Pessoa critica a sociedade e os sistemas inventados por esta que são para si ficções sociais (“a gente nasce homem ou mulher…não nasce, em boa justiça natural, nem para ser marido, nem para ser rico ou pobre, como também não nasce para ser católico ou protestante ou português ou inglês.”) Publicado há mais de oitenta anos, “O Banqueiro anarquista” antecipa a falta de valores que levaram à crise actual, (“ganhei muito dinheiro…não olhei a processos…empreguei tudo quanto há – o açambarcamento, o sofisma financeiro, a própria concorrência desleal”), antecipa a queda da União Soviética (“E você vera o que sai da revolução Russa… qualquer coisa que vai atrasar dezenas de anos a realização da sociedade livre…”), também assume-se como um não cristão (“Se eu fosse cristão”).
Esta é uma obra que nos faz pensar em que sociedade vivemos e sobretudo a sua justiça. A obra é, nesta altura, mais actual que há data da sua publicação.
Boa leitura…