Seguidores

domingo, 1 de julho de 2012

O Quarto de Jack - Emma Donoghue


            A residir no Canada, Emma Donoghue é uma jovem escritora irlandesa de quarenta e quatro anos. O seu mais recente trabalho, O Quarto de Jack, foi finalista do Man Booker Prize e do Orange Prize, dois dos mais prestigiantes prémios para escritores de língua inglesa.
            Aquela que viria a ser a mãe de Jack é raptada por “Nick Mafarrico”.
            A partir desse dia passa a viver num quarto com apenas onze metros quadrados, a sua única ligação ao exterior é uma televisão e a claraboia instalada no teto do quarto. Quase todos as noites o homem vai ao quarto e viola a jovem.
            “Julga que somos objetos que lhe pertencemos, já que o Quarto é dele.”
            O livro começa quando Jack faz cinco anos, ele é o narrador da história, esse facto leva a que o livro tenha uma linguagem muito acessível. Para ele a realidade do mundo é apenas aquele quarto.
            “Ensinei ao Jack que o mundo media 7 metros quadrados e que tudo o resto, tudo o que via na televisão ou ouvia ler do punhado de livros, não passava de fantasia.”
            Após ter levado a cabo um plano imaginado pela mãe, Jack consegue sair do Quarto e alertar as autoridades. A partir desse dia Jack vai conviver com o mundo exterior. Como é que se vai adaptar há nova realidade? Será que via querer regressar para o Quarto? Como é que a justiça vai lidar com a situação? E a comunicação social, terá ética ao lidar com um caso tão complexo, mas que ao mesmo tempo faz vender tantos jornais? Como reagirá a família da mãe à notícia do seu aparecimento quando pensava que estava morte? Será que somos livres, ou vivemos como os prisioneiros da Caverna de Platão?
            “As histórias são um tipo diferente da realidade.”
            A crueldade humana espelhada na figura de “Nick Mafarrico”, o amor entre mãe e filho, a liberdade que cada um de nós dispõe e o grau de conhecimento do mundo em que vivemos são outros dos temas em destaque neste livro.
         Além de ser uma história comovente e muito bem escrita não vejo o que vem acrescentar de novo á Caverna de Platão. Julgo que quem conhece essa obra, por vezes chega a adivinhar o que vem a seguir, pois a estrutura da história é a mesma. Quanto a mim tudo o que é escrito neste livro está na obra de Platão. Este livro peca e muito por isso.
           Boa leitura…

7 comentários:

  1. Pode estar tudo na caverna de Platão, embora aí de um modo mais filosófico, mas na verdade gostei bastante do livro... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teté,

      Saramago também escreveu um livro que tinha como fundo a Alegoria da Caverna de Platão, mas na Caverna de Saramago há uma reinterpretação dessa obra.
      Hoje em dia a sociedade consumista em que vivemos até consegue fazer dinheiro como os prisioneiros da caverna. Recentemente os mineiros chilenos que ficaram presos provaram que Saramago tinha razão, quanto dinheiro não ganharam por causa deles. Nessa obra Saramago também demonstra que nos andam a tentar vender a felicidade através dos centros comercias e do consumo em massa, mas que com isso cada vez estamos mais solitários.
      Tal como escrevi O Quarto de Jack está muito bem escrito. O facto de ser uma criança a personagem principal e ter passado pelo que passou também ajuda a que simpatizamos mais com a obra. Gostei do livro e voltaria a lê-lo, mas não vejo o que há de novo relativamente à Alegoria da Caverna.

      Eliminar
  2. Mesmo com ares de releitura fiquei interessada na obra, não conhecia essa escritora. Não tenho nada dela na minha biblioteca mas vou procurar para ler. Gostei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá deise,

      É uma leitura interessante. Para quem não conhece a Alegoria da Caverna de Platão não deve perder está leitura.

      Eliminar
  3. Oi Tiago!
    Eu conheço o clássico do Platão, mas mesmo assim me senti atraída por esse livro, acho que foi a sua crítica que me deixou tentada a ler. Além do que, histórias como essa, de malucos que sequestram e prendem mulheres para torna-las escravas sexuais, infelizmente, são cada vez mais comuns. Agradeço a sua dica.

    ResponderEliminar
  4. Olá Deise,

    Como escrevi, a história está muito bem escrita. Se ler o livro depois trocamos opiniões.
    Boa leitura.

    ResponderEliminar
  5. Olá Thiago,
    parabéns pela iniciativa do blogue, já me coloquei como seguidor.
    Convido a você e a todos a acessarem os textos relacionados:
    http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/03/conhecimento-sensivel-x-conhecimento.html
    http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/03/filme-ilha-x-mito-da-caverna-de-platao.html.
    Além da seguinte resenha:
    http://mticianosousa.blogspot.com.br/2012/06/resenha-do-livro-armas-germes-e-aco-os.html.
    Agradeço desde logo pelos comentários.

    ResponderEliminar